São Paulo: 11 4741 6000 · Demais regiões: 0800 770 1604

Área Restrita

Conteúdo Técnico Novidades

Fica a Dica

QUANTO TEMPO APÓS A CONCRETAGEM POSSO IMPERMEABILIZAR UMA LAJE COM MANTA ASFÁLTICA?

QUANTO TEMPO APÓS A CONCRETAGEM POSSO IMPERMEABILIZAR UMA LAJE COM MANTA ASFÁLTICA?

Primeiro precisamos entender a importância de uma laje bem curada. No processo de cura, o concreto sofre uma reação química que gera calor e libera vapor. Se o concreto estiver com pouca água a reação vai liberar muito calor e ocorrerá uma rápida retração, isso fará surgir trincas e fissuras, por isso a importância de molhar a laje principalmente nos primeiros dias de cura.
Com 28 dias de cura o concreto chegou na resistência total e não terá mais essa reação. 

Mas o que isso interfere no desempenho da manta asfáltica? 

Lembre-se, a manta asfáltica é um produto pré-fabricado impermeabilizante que impede a passagem de água no estado líquido e no estado gasoso (vapor). Se aplicarmos a manta asfáltica enquanto o concreto estiver em processo de cura liberando vapor, a manta asfáltica deixará o vapor aprisionado, gerando bolhas e o descolamento da superfície. Ambos os eventos são muito prejudiciais ao desempenho do sistema impermeabilizante.

Na execução de um sistema impermeabilizante algumas ações são indispensáveis quando se trata de qualidade e segurança: Tempo exequível, profissionais qualificados e um bom projeto. Isso vai proporcionar a segurança e tranquilidade que você merece!

Então fica a dica:

Só inicie a impermeabilização de sua laje após os 28 dias de cura no mínimo, remoção das escoras, tratamento de trincas e fissuras e regularização do substrato.
Seguir esses simples passos, porém muito importantes, garantirá um serviço de qualidade e duradouro. E na dúvida do que fazer, procure sempre um profissional da área ou o fabricante.

Texto: Anderson Palácio
 

Acompanhe a Denver também nas redes sociais

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.