São Paulo: 11 4741 6000 · Demais regiões: 0800 770 1604

Área Restrita

Conteúdo Técnico Novidades

Fica a Dica

Entenda a diferença entre PVC e TPO

Quando se trata de escolher o material adequado para impermeabilização, é importante entender as diferenças entre as opções disponíveis. Duas escolhas estão inovando o mercado brasileiro, neste contexto são o PVC e o TPO. Ambos os materiais são utilizados na impermeabilização de áreas como coberturas, reservatórios, lagos artificiais etc, mas apresentam características distintas que podem influenciar na escolha.

Jessica Almeida, engenheira civil, ‍especialista em impermeabilização e técnica do Grupo Soprema, explica cada uma das principais diferenças entre esses produtos.

PVC

A membrana de PVC tem como sua matéria prima o cloreto de polivinila, que é bastante utilizado na construção civil e em indústrias. “Esse tipo de manta é bem econômico por ter pouquíssimas perdas e possui diversas vantagens, como alta flexibilidade, alta resistência ao rasgo, fácil aplicação, diversas cores (cobre, alumínio etc), é perfeito para destaques arquitetônicos e possui resistência a intempéries”, afirma a especialista.

TPO

A membrana de TPO tem como sua matéria prima a poliolefina termoplástica, que de forma resumida. “O TPO possui alta resistência a químicos, é um material estável, ou seja, não expande com facilidade e não reduz seu tamanho, resiste melhor a intempéries e micro-organismos, não possui plastificantes em sua composição e proporciona uma vida útil maior”, explica Jessica Almeida.

Qual escolher?

Para definição de qualquer material é necessário sempre realizar um estudo da edificação em questão. “Primeiro precisamos entender a área, o que é exigido, qual o tempo que o material deve durar, qual a exposição desse material e qual a necessidade e o desempenho que a membrana impermeabilizante deve atender”, aponta a especialista.

De acordo com a profissional, caso seja uma área que necessite de uma durabilidade maior e que exija maior resistência na ruptura, no qual esse material ao ficar exposto não perca tanto sua coloração, o TPO será uma ótima opção. Se for o caso de trabalhar com um material menos propagador de fogo e que tenha resistência a gordura e graxas, por exemplo, o PVC poderá atender perfeitamente.

Acompanhe a Soprema também nas redes sociais

#DENVERIMPERAGORAÉSOPREMA

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.