A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 243

Contacto+55 (11) 4741-6000

Noticias

Impermeabilização: a ciência dos detalhes

Como disse o arquiteto alemão Mies Van der Rohe, “Deus está nos detalhes”. Da mesma maneira, para o perfeito desempenho de um sistema de impermeabilização, o primordial não é a agilidade na execução, mas sim os cuidados com os detalhes que serão efetuados

Os detalhes são compreendidos dentro da impermeabilização como pontos críticos, ou seja, elementos construtivos como encontro de piso e parede, tubulações emergentes e os ralos, entre outros. São locais onde a impermeabilização será solicitada de forma diferenciada. Nestes pontos, o reforço e a melhor forma de aplicação dos produtos estão entre os principais cuidados a se observar para garantir o desempenho total do sistema de impermeabilização. 

Após a abertura da região da tubulação, é preciso fazer o lançamento do produto manualmente na consistência “shim” nas paredes ou na consistência fluida para lançamento por gravidade, providenciando o fechamento na área inferior da laje. 

Cabe ao aplicador compreender que o bom profissional da impermeabilização é aquele que sabe executar bem os detalhes, contribuindo assim para maior vida útil da estanqueidade.

As tubulações, sejam ralos, tubos passantes ou emergentes, drenos ou extravasares, devem ser rigidamente fixadas à estrutura. Existem alguns produtos que podem ser utilizados para tais finalidades, como, por exemplo, os gratules, como DENVERGROUT, que conferem maior resistência e estabilidade ao local, tendo em vista que a região das tubulações é altamente requisita. Para a execução é necessário que a tubulação esteja limpa, seca e que seja executado lixamento para uma melhor aderência do DENVERGROUT. 

(Fica a dica - Edição n° 18/Mai/14)